Tem o hábito de almoçar fora todos os dias? As suas despesas mensais e sobretudo as suas despesas anuais podem aumentar devido a esse tipo de gastos, que na maior parte dos casos é desnecessário. Muitas vezes, estas despesas passam despercebidas, no entanto, elas podem transformar-se numa quantia significativa.
Esses pequenos gastos têm grande impacto no seu orçamento, e na maior parte das vezes, não percebe. Isso acontece principalmente com as pessoas que não possuem um planeamento financeiro e não têm a noção de quanto ganham e gastam. No entanto, mesmo as pessoas que se preocupam com a sua vida financeira, podem ser vítimas desses gastos.
Para evitar que isso aconteça, é muito importante acompanhar as suas despesas e desta forma será mais fácil de identificar onde gasta o dinheiro
Exemplos de pequenos gastos:
1. Anuidade de cartão de crédito
Já tirou um tempo para somar os gastos com anuidades e outras tarifas que pode pagar com o seu cartão? Aconselhamos que o faça, ficará surpreso com o valor. Pode começar por ligar para o operador do seu cartão e tentar negociar esses valores mensais e poderá conseguir poupar um valor considerável. Algo que também pode fazer é determinar um limite financeiro e anotar todos estes gastos numa folha de cálculo ficando assim mais fácil de a consultar e saber quanto poupou.
2. App de transporte ou comida
Estes são muito utilizados na atualidade, principalmente por causa do comodismo e da correria do dia-a-dia. As principais justificações são atrasos, falta de tempo para cozinhar e, muitas vezes, os preços baixos. Tenha em atenção que o acumular deste tipo de serviço, faz uma grande diferença na sua carteira. Para verificar e ter uma plena noção dos gastos deverá ver a fatura do seu cartão e anotar todas essas despesas. No fim, vai verificar o quanto poderia ter poupado com esses gastos.
3. Multas de atraso por pagamento
Nunca se esqueceu de pagar uma conta e quando se apercebeu ela já estava com juros por atraso? Isto acontece mais do que imaginamos. Se este for o seu caso, por não se ter lembrado do prazo de pagamento, pode optar pelo pagamento das contas de água, luz, internet, etc através de débito automático. Assim conseguirá evitar este tipo de gastos desnecessário.
4. Compras impulsivas
A maioria das pessoas realizam compras impulsivas. Isso é muito recorrente, dado que hoje vivemos rodeados por anúncios e publicidade que incentivam à compra e, por causa de toda essa influência, é normal ceder. Tudo isto termina com a compra de algo que não era realmente necessário e muitas vezes isso leva, inclusive, a arrependimento.
Para evitar comprar de forma impulsiva, é necessário fazer um planeamento e começar por anotar produtos de que necessita, as suas quantidades e cingir-se a essa lista na hora de comprar.
As despesas planeadas, ajudam-no a organizar as suas finanças.
5. Fazer refeições fora de casa
A tentação de gastar em comida, muitas vezes é grande, dado que na maioria dos casos, ficamos com fome quando não estamos perto de casa. O problema com este tipo de despesas é quando elas não são contabilizadas. Imagine que tem o hábito de tomar o pequeno-almoço fora de casa todos os dias. No fim do ano essa despesa torna-se num valor considerável.
Um dos hábitos que pode implementar para evitar comprar comida fora, é cozinhar os seus alimentos em casa, e levar consigo uma lancheira com almoço e lanche, por exemplo, para o seu trabalho. Fazer a preparação das suas refeições em casa, reduz o valor do que é gasto em comparação com comer fora e, para além disso, torna a sua dieta mais saudável.
Os pequenos gastos, quando somados, transformam-se em grandes quantias. Alguns exemplos destes gastos são a anuidade de cartões de crédito, despesas em aplicações de transporte e comida, multas devido ao atraso de pagamentos, compras feitas por impulso e comer fora de casa.
Esteja certo de que, se colocar os conselhos deste artigo em prática, irá sentir-se mais aliviado no fim do mês.