O crédito consolidado é um tipo de crédito pessoal que combina vários financiamentos num só, geralmente com condições mais favoráveis. Isso ocorre porque a taxa de juros desse crédito é menor do que a média das taxas dos outros.
É possível reduzir as suas prestações mensais em até 60%
Com o crédito consolidado, passa a pagar apenas uma prestação, cujo valor é mais baixo do que as prestações dos créditos que consolidou.
Para poder contratar um crédito consolidado em Portugal, é preciso ter mais do que dois financiamentos, além do crédito para a habitação. Geralmente, estes financiamentos podem ser cartões de crédito, créditos pessoais sem finalidade específica ou crédito automóvel.
O objetivo deste tipo de crédito é ajudar a gerir melhor os pagamentos, pois o cliente só tem uma prestação para pagar, que é mais baixa do que a soma das prestações de todos os empréstimos separados.
No entanto, existem certos requisitos que precisam ser cumpridos para que os créditos possam ser consolidados. O banco verificará se o cliente é elegível para este tipo de crédito antes de aprovar a sua candidatura, com o objetivo de diminuir o risco.
Quais os requisitos para fazer uma consolidação de créditos?
Para poder solicitar um crédito consolidado, o primeiro fator que os bancos verificam é se possui alguma prestação de crédito em atraso. Só poderá fazê-lo se não estiver em situação de incumprimento.
Portanto, se tiver as suas contas em dia e estiver a pensar em reduzir as prestações dos seus créditos, deve considerar a consolidação de créditos tendo em conta os requisitos a seguir:
- Não pode estar na lista negra do Banco de Portugal
- Tem de ter dois ou mais créditos
- Deve estar numa situação profissional segura
Vantagens do crédito consolidado
- Poupança mensal, uma vez que reduz o total de mensalidades
- Conforto – tem apenas 1 débito na sua conta
- Acesso a mais financiamento
- Taxas de juro aliciantes, uma vez que é mais baixa
- Aprovação rápida e simples
Desvantagens do crédito consolidado
- Prazo mais alargado
- Acesso limitado (se estiver em incumprimento)
- Acesso a mais financiamento, sendo também uma forma de “cair em tentação” e aumentar o endividamento